TRABALHANDO OS 5 SENTIDOS: TATO

Agora que já conhecemos um pouquinho mais sobre a arquitetura dos sentidos (já falamos sobre visão e audição) e como ela funciona na arquitetura, é hora de descobrir na prática as melhores formas de estimular os sentidos.

 

 

Ao trabalhar com espaços de trabalho é preciso pensar na importância das texturas para o dia a dia. Através da textura, criamos pontos de interesse e estimulo sensorial. O toque é o sentindo mais apaixonante, com ele sentimos infinitas opções de materiais e essa infinidade nos permite causar diferentes impactos psicológicos.

Muitas vezes associamos o tato somente às nossas mãos, e esquecemos que usamos o corpo inteiro para interagir com o ambiente. A textura dos materiais influencia nossa forma de sentir o ambiente, por isso a simples escolha entre um tecido e outro não é puramente estética.

Em nossa casa é natural que busquemos um sofá confortável e macio. Desta forma a empresa que opta por ter uma área de relaxamento deve considerar um sofá confortável e macio, já que sentar em um local frio e durou ou em um local acolchoado e quente traz sensações totalmente diferentes Além disso as bancadas de trabalho também devem ser pensadas “pelas mãos”, pois o toque em uma bancada de vidro é diferente do toque em uma mesa de madeira. O contato com materiais orgânicos que remetem à natureza é uma ótima estratégia para a promoção do bem estar.

Qual a sensação que você quer passar aos seus clientes e colaboradores? Frio ou calor? Aconchego e proximidade ou desconforto e distanciamento? Macio ou áspero? Liso ou rugoso? Utilizar esses recursos opostos possibilita a criação de pontos de interesses diferentes em um mesmo espaço.

De forma geral, ao colocar o ser humano no centro das atenções dos projetos, sejam eles residenciais ou corporativos, é preciso analisar como esse ser humano se comportará no ambiente. E, para isso, é indispensável pensar em como o espaço projetado despertará todos os cinco sentidos.

Se você quiser saber mais sobre o impacto do tato no seu espaço, não hesite em nos contactar!

Vamos tomar um café?