TRABALHANDO OS 5 SENTIDOS: AUDIÇÃO

Agora que já conhecemos um pouquinho mais sobre a arquitetura dos sentidos (se não leu o post anterior clique aqui) e como ela funciona na arquitetura, é hora de descobrir na prática as melhores formas de estimular os sentidos.

 

 

Photo by kyle smith on Unsplash

 

A audição é um dos sentidos mais constantes, o som nos rodeia a todo instante e tem a capacidade de nos relaxar ou nos estressar, além de carregar memórias afetivas que remete à momentos especiais e inesquecíveis. Ele ajuda a criar o clima que desejamos traz lembranças e sensações que complementam o espaço, e até é capar de determinar a personalidade do espaço. É um sentido importantíssimo para o ambiente corporativo, já que a acústica interfere diretamente na produtividade das equipes.

Locais muito barulhentos reverberam demais e causam desconforto, mesmo em escritórios pequenos com somente três pessoas conversando o som pode incomodar exageradamente. Para evitar este incômodo é indicado utilizar elementos com texturas densas e volumosas que ajudam a absorver o som, estes elementos podem ser tapetes, carpetes, cortinas, quadros, dentre outros. É importante pensar no conforto acústico do ambiente de trabalho para que o som não seja motivo de desconcentração e estresse.

Uma ideia para amenizar o som externo é ter um som ambiente agradável e tranquilo para que o profissional se sinta bem ao sair do caos da rua e entrar no espaço de trabalho. Você pode posicionar caixinhas de som no teto em locais estratégicos para que quando a música for ligada o efeito de sonoridade transforme completamente o ambiente.

Qual é o clima que você quer transmitir no seu ambiente empresarial? Deixe sua personalidade aflorar. Abuse dos elementos para amenizar o barulho ou deixá-lo em segundo plano ou até mesmo usá-lo a seu favor!

De forma geral, ao colocar o ser humano no centro das atenções dos projetos, sejam eles residenciais ou corporativos, é preciso analisar como esse ser humano se comportará no ambiente. E, para isso, é indispensável pensar em como o espaço projetado despertará todos os cinco sentidos.

Se você quiser saber mais sobre o impacto dos ruídos no seu espaço, não hesite em nos contactar!

Vamos tomar um café?