TRABALHANDO OS 5 SENTIDOS: VISÃO

Agora que já conhecemos um pouquinho mais sobre a arquitetura dos sentidos (se não leu o post anterior clique aqui) e como ela funciona na arquitetura, é hora de descobrir na prática as melhores formas de estimular os sentidos.

A visão é o mais superestimado e óbvio dos 5 sentidos: através dela percebemos o mundo dos volumes, cores, formas e nos relacionamos com os outros. Ao adentrar em um espaço construído, o primeiro impacto é o visual e é por isso que a estética do ambiente é importante e deve ser muito bem pensada.

É a partir dela que serão despertados os outros sentidos. E é para agradar a visão que a iluminação deve ser bem projetada, bem como a as cores que serão utilizadas no ambiente e a combinação de texturas e objetos decorativos. Buscamos organizar os elementos como espaço, forma, luz, cores, com o objetivo funcional e estético, para obter resultado harmônico e criativo.

É importante saber posicionar estrategicamente cada um dos elementos do seu projeto, para que todos os ambientes estejam em equilíbrio e nenhum deles chame a atenção de uma maneira ruim.

Alguns exemplos de projetos visualmente ruins:

  • Excesso de informação: muitos objetos em um mesmo local (muitos quadros ou muitos elementos de decoração por exemplo);
  • Diversos tipos de revestimentos em um só ambiente;
  • Mistura de cores que não combinam entre si;
  • Excesso de cortinas, tapetes e almofadas (tecidos no geral).

 

Parece que isso já envolve tudo, não é? Mas é aí que está, isso é apenas o começo. A visão deve coordenar todas as outras sensações do ambiente. Crie espaços visualmente agradáveis, estabeleça ordem nas coisas e use cores que lhe agradem. Fique atento ao equilíbrio entre o todo e os detalhes.

De forma geral, ao colocar o ser humano no centro das atenções dos projetos, sejam eles residenciais ou corporativos, é preciso analisar como esse ser humano se comportará no ambiente. E, para isso, é indispensável pensar em como o espaço projetado despertará todos os cinco sentidos.

Se você quiser saber mais sobre o impacto da visão no seu espaço, não hesite em nos contactar!

 

Vamos tomar um café?