ARQUITETURA DOS SENTIDOS

Sabe aquela sensação de bem estar em um ambiente? Ou a sensação de mal estar? Tais sensações a princípio inexplicáveis não são tão inexplicáveis assim. A interação entre o homem e o ambiente pode ser planejada a partir do estímulo de diversos sentidos.

Os ambientes otimizados afetam a experiência do cliente e a transformam para melhor.

Isso ocorre porque nosso cérebro produz sensações a partir de estímulos, como por exemplo: ao escutar uma música, logo a remetemos a um cheiro específico, ou a um sabor específico e até mesmo uma imagem. Nosso cérebro tem a capacidade de associar sensações a partir da recuperação de memórias. Faça um teste: Pense no local onde você passava as férias quando criança, que memórias vc tem? Lembra das cores do céu? Do cheiro do local, a ponto de senti-lo de novo? Que sensações você teve? Todas essas sensações foram criadas pelo seu cérebro, sem que você precisasse ir até o local novamente!

Com o passar dos anos e o avanço dos estudos, a arquitetura passou a se preocupar cada vez mais em criar projetos que vão além da estética. Para entender melhor a relação entre a arquitetura e os sentidos considere que a arquitetura é todo o espaço que você interage durante o dia e a noite: sua casa, quarto, salas, cozinha, banheiros, as lojas e shoppings que você frequenta, a escola dos seus filhos, irmão ou sobrinho, seu ambiente de trabalho, o restaurante que você mais gosta, a cidade que você habita. Certamente você quer chegar em casa em um ambiente que te possibilite relaxar, e durante sua jornada de trabalho você busca por um local que te de condições adequadas de trabalho além de conforto. E para que isso ocorra é necessário que o ambiente seja mais que bonito.

O arquiteto tem o poder de transformar os ambientes através da inserção de elementos que causam estímulos comuns a quase todas as pessoas. Todas as cores, objetos, revestimentos e texturas carregam uma gama de possibilidades a respeito das sensações. O mármore branco por exemplo, causa uma sensação fria e refrescante. Já a madeira lembra calor e aconchego.

É comum que as pessoas não percebam que os estímulos estão no ambiente de maneira consciente, mas eles sempre estão presentes. Posso afirmar que você consegue lembrar de um local que você não gosta e o motivo disso é o projeto que não foi bem pensado ou até mesmo a falta de projeto. Sabendo disso o arquiteto deve ir além da estética e compreender como a combinação dos objetos com a parede, revestimentos, texturas, iluminação, sons e cheiros conseguem em conjunto transformar a experiência do cliente.

Tal entendimento pode ser realizado com algumas perguntas:

  • Quais as sensações que eu quero despertar no espaço?;
  • Quais os objetivos do ambiente? (É um ambiente de trabalho focado? de descontração? É uma sala de reuniões? É um ponto de venda? ...)
  • Quais os objetos que devem estar em destaque?

Parece confuso né? Mas não é! Um projeto bem projetado levando em consideração as perguntas acima traz diversos benefícios!

Em projetos comerciais: 

  • a experiência dos clientes com a loja será muito mais prazerosa, o que aumenta o número de vendas;
  • a interação com o ambiente será muito mais profunda.

Em projetos corporativos:

  • a experiência dos colaboradores será positiva, eles se sentirão motivados e trabalharão com assiduidade e isso consequentemente aumentará o faturamento da empresa;
  • a frequência de falta dos colaboradores diminuirá, assim como o turn over e burn out;
  • seus colaboradores adorarão trabalhar na sua empresa;
  • seus clientes não irão trocar sua empresa por outra somente por conta do preço. 

Com a arquitetura dos sentidos, é possível trabalhar boas emoções e trazer benefícios mensuráveis a todos os envolvidos!

Quer saber mais, entre em contato conosco!

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