COMO O DESIGN PODE AJUDAR CONTRA A ANSIEDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

Respira e reforma!

Bom, sabemos que muitas pessoas conhecem o Brasil por ser o país do samba com muita gente feliz e amigável, certo? Mas, a verdade é que apesar de realmente sermos amigáveis, podemos não ser tão alegres assim.

Conforme dados retirados do jornal Estadão em 2017 com base em pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocupamos o 1º lugar do ranking de países com ansiedade e o 5º de países com depressão. Ou seja, em porcentagem isso corresponde à 9,3% da população brasileira sofrendo com ansiedade e 5,8% com depressão, o que é alarmante! E um dos principais motivos está relacionado ao trabalho.

Além da preocupação com a saúde e o bem-estar, toda essa situação acaba tendo um impacto enorme na economia. Estima-se que, no mundo todo, têm-se uma perda de U$1 trilhão devido à doenças psicológicas.

Claro que, mudar este quadro é um processo lento mas algumas ações podem ser feitas, como por exemplo investir em um espaço que nos façam bem, inclusive no trabalho. E é disso que iremos falar, quer ver como? Então você veio ao artigo certo!

 

Ansiedade?

Já faz um tempo que a ansiedade, assim como outros distúrbios psicológicos, deixaram de ser vistos como “frescuras” e passaram a ser considerados doenças. Mas ainda assim, não são todos que sabem sobre sintomas, causas e muito menos como combatê-la. Será que você sabe?

É normal que as pessoas eventualmente fiquem nervosas, mas até que ponto isso passa a ser um problema?

Alguns dos sintomas envolvem tensão, nervosismo constante, problemas de concentração, medo, irritabilidade, dificuldade para dormir, agitação, dor/aperto no peito, entre outros.

As causas podem variar e ainda não se tem uma única resposta para elas, mas questões genéticas e estresse frequente podem piorar a ansiedade.

Para controlar e prevenir este problema tão comum já existem diversas técnicas como respiração e meditação. Mas... No trabalho isso pode ser um pouco mais difícil, afinal, este costuma ser um ambiente cheio de cobranças, pressão e desgaste.

Quer saber como combater a ansiedade no ambiente de trabalho?

 

O design e a saúde no ambiente de trabalho

 

Além de métodos simples e individuais como: Organizar as tarefas do dia, controlar o tempo e respirar fundo, um grande aliado contra a ansiedade é o design.

Já vimos em textos anteriores que um ambiente bem planejado pode melhorar a produtividade e inspiração, mas além disso um bom design de interiores (aliando-se com arquitetura) pode fazer muito mais e se tornar um grande aliado no processo de bem-estar e saúde.

Confira 6 passos para criar um ambiente saudável e livre de estresse.

 

1-   Iluminação

A iluminação pode sim piorar ou melhorar a ansiedade!

Precisamos respeitar nosso relógio biológico, já que ele produz hormônios do sono que são essenciais para a nossa saúde física e psicológica. Afinal, quem nunca teve uma noite mal dormida e notou que interferiu em todo o resto do dia?  

Estar apenas sob o estímulo de luzes artificias pode enganar o nosso organismo fazendo com que o horário passe sem que percebamos. Ou seja, somos induzidos a ficar ativos e não diminuir a velocidade, assim, não damos tempo para nosso corpo descansar (o que pode provocar insônia).

É um ciclo, a falta de sono piora a ansiedade e a ansiedade piora o sono!

Uma alternativa é utilizar mais luz natural que tem o poder de melhorar o humor e a saúde. Que tal aproveitar janelas e portas?

Se esta não é uma opção viável, também é possível investir em luzes que vão alterando conforme o dia passa. Assim, os funcionários descansarão melhor e consequentemente serão mais produtivos e saudáveis.

 

2-   Acústica

Um ambiente cheio de barulho pode ser muito estressante e atrapalhar no rendimento diminuindo-o em até 40%.

Claro que muitas pessoas podem trabalhar bem com sons ao seu redor, porém a grande maioria tem dificuldades de se manter concentrado e calmo nesta situação.

Para quem já sofre de ansiedade sabe que estar em um ambiente tranquilo (principalmente enquanto se trabalha) pode ajudar a controlá-la.

 

3-   Vegetação

 

A Natureza tem o poder de nos relaxar, isso porque além de estimular e melhorar a qualidade da nossa respiração, as plantas ajudam a diminuir a frequência cardíaca e consequentemente aliviam o estresse.  

Investir em vegetação no ambiente de trabalho ajuda tanto na saúde quanto na decoração, bem-estar, produtividade e criatividade dos funcionários com um aumento de até 6% na qualidade das atividades rotineiras.

Até mesmo quadros e telas podem oferecer estes mesmos benefícios.

Não tem desculpa! Esta é uma opção econômica e cheia de variedade, afinal, diversas plantas sobrevivem muito bem em ambientes fechados e com pouca luz.

 

4-   Espaços abertos

 

Ambientes fechados podem gerar sensações claustrofóbicas, principalmente para quem sofre com ansiedade. Por isso, a escolha de móveis e posicionamento que determinam o espaço de circulação podem ajudar.

Além disso, evitar muita informação visual pode ser algo bom, pois interfere na concentração e também oferece uma sensação de limpeza.

Outra dica é investir em espaços interativos e de descanso, já que eles vão auxiliam a descarregar e aliviar o estresse, consequentemente, tornando o ambiente mais leve e diminuindo a ansiedade.

 

5-   Ergonomia

A postura impacta todo o nosso organismo, seja física ou psicologicamente.

Isso mesmo! Uma boa postura interfere na respiração, concentração, humor, diminui dores e previne doenças bem como a ansiedade.

Cada ambiente de trabalho é único, e cada um exige técnicas ergonômicas específicas. Porém, é comum vermos salas cheias de computadores e pessoas trabalhando sentadas de frente pra tela.

Neste caso, é importante oferecer para os funcionários todos os equipamentos que eles irão precisar para cuidar do seu bem-estar que levem em consideração alguns itens, como por exemplo: O ângulo do monitor, das pernas, teclado, entre outros.

 

6-   Cores tranquilas

As cores também podem ser suas aliadas ou inimigas, por isso é preciso saber usá-las.

É normal encontramos espaços com cores fortes e vibrantes com o intuito de inovar e descontrair, porém é fácil errar sem a devida ajuda.

Cada cor tem uma função e conhecê-las antes de usá-las faz toda a diferença, afinal elas irão afetar os funcionários, seu desempenho e bem-estar.

Pra combater a ansiedade as cores frias são uma ótima opção pois são tranquilizantes e tem o poder de acalmar. Já as cores quentes, por sua vez, aceleram as pessoas e dão a sensação de excitação, aumentando a ansiedade e o estresse que quem está no espaço.  

Lembre-se que cada ambiente tem uma função, logo, as cores podem e devem mudar.

 

Todo esse efeito na ansiedade (e em outros problemas psicológicos) acontece pois o espaço físico tem o poder de influenciar diretamente o nosso cérebro, e entender como ele reage faz parte do papel de um profissional na área.

Quer investir na sua empresa de maneira inteligente e que traga benefícios tanto pra os funcionários e para os resultados? Então conheça o trabalho de uma empresa de arquitetura e design de interiores como a Ponto 41 e garanta o seu sucesso.

 www.ponto41.com.br

Vamos tomar um café?