COMO CRIAR UM DESIGN PARA A SUA FRANQUIA

Você está pensando em abrir ou aumentar o seu negócio para uma franquia? Já sabe como fazer isto? Se a resposta é não, tudo bem, nós estamos aqui para te ajudar nesta tarefa!

(Imagem retirada do site Wootrader)

Você está pensando em abrir ou aumentar o seu negócio para uma franquia? Já sabe como fazer isto? Se a resposta é não, tudo bem, nós estamos aqui para te ajudar nesta tarefa!

Como visto no texto publicado “Identidade, arquitetura e design: Como misturá-los” o ponto de partida de qualquer negócio começa pela sua identidade, que trará consigo todas as ideologias, missões, e claro, terá o papel de atrair clientes.  Seguindo esta mesma lógica, será a partir da identidade que a franquia deve ser planejada!

Mas, lembre-se, também é essencial saber onde você está indo e ter conhecimento do que significa ter uma franquia ou franchising, afinal, antes de criar o seu design é preciso entender o que ela é!

O que é franquia

Ela pode ser definida como um modelo de negócio, no qual a empresa aumenta o seu potencial de vendas criando novas lojas que devem seguir o mesmo padrão da original. Ou seja, podemos considerá-la um modelo copiado e transferido para um outro ponto comercial.

Quando posto em prática o franqueado recebe a licença de direito de uso de uma determinada marca e tem direito a uma boa porcentagem dos lucros.

Diferença entre negócio próprio e franquia

Se inserir no mercado pode não ser uma atividade tão simples quanto parece. Existem muitos desafios no meio do caminho, o que acaba deixando muitas pessoas com o pé atrás na hora de investir em um novo negócio.

Será que vão gostar do meu produto? Como irei atraí-los para conhecer a minha marca?

Por isso, uma boa solução para este problema é a franquia! Com ela você terá uma maior probabilidade de sucesso por ser uma empresa normalmente conhecida, com apenas 3,7% de chance de quebrar já que ela é uma marca consolidada.

(Imagem retirada do Google)

Não importa a região, uma franquia deve seguir determinados padrões, tanto de ingredientes e temperos no caso de um restaurante, quanto de serviços e modelos de produtos em outros tipos de estabelecimento.

Podemos citar alguns exemplos de franquias de sucesso como é o caso do Mc Donalds (famoso pelas cores e pelo arco), Burger King, Adidas (famosa pelas três listras nos seus produtos), Apple e KFC, que têm lojas em quase todos os lugares do mundo.

A próxima pode ser a sua!

Confira 4 passos de como criar um design para a sua franquia.


1-   Mantenha as características principais da marca;

Já imaginou uma loja do Subway toda vermelha? Provavelmente não.

Esta é uma dica que vale para tudo o que faz parte da franquia. Além de levar em consideração o design da logo e manter a padronização da identidade, também é importante considerar o design de interior e uniformes dos funcionários (caso tenha).

Manter os mesmos conceitos de cores e formas nos móveis ou paredes que remetam à marca fará toda a diferença.

Quando uma franquiada foge da proposta já estabelecida, pode trazer problemas, prejudicando a empresa. 

2-   Padronize a decoração do estabelecimento com base nos outros já existentes;

Criar a sua própria franquia, pode ser um passo ainda mais difícil do que apenas utilizar marcas já existentes no mercado, mas mesmo assim não é impossível! Se for o caso, o segredo é criar uma marca bem consolidada e entender quais são as características marcantes que devem prevalecer.

Mas, se você está sendo o franquiado de uma empresa existente, basta fazer um estudo e seguir o mesmo padrão que já está definido.

Deste modo, a dica 2 pode ser considerada um complemento da dica número 1.

     
(Imagem retirada do site Zitro C.S)                                                                                 (Imagem retirada do site Guff)        

3-   Mantenha as coisas simples; 

Menos é mais! O exagero pode ser seu inimigo e proporcionar uma maior chance de falhas.

Busque utilizar elementos básicos e representativos que façam os consumidores reconhecerem a franquia. Adicionar coisas extras irão, provavelmente, modificar as características do lugar e causar estranhamento. 

4-   Contrate uma equipe especializada, que possa te dar um direcionamento profissional;

Ainda assim com todas as dicas, o auxílio de quem está no ramo e entende do assunto é fundamental para um trabalho bem feito, principalmente quando estamos falando de um novo negócio.

Agora que você já está preparado para investir na sua franquia, que tal conhecer o trabalho aqui da Ponto 41 e garantir o seu sucesso?

www.ponto41.com.br

 

Vamos tomar um café?