IDENTIDADE, ARQUITETURA E DESIGN: COMO MISTURÁ-LOS

Quando as pessoas estão começando uma empresa, algumas das preocupações envolvem investimento financeiro, atrair cliente e criar uma marca.

A verdade é que, muitos destes aspectos estão interligados e quando são trabalhados juntos eles oferecem um efeito positivo para cada negócio.

Antes de entender como juntá-los, que tal conhecer um pouco mais sobre identidade, arquitetura e design?

 

1-   O que é identidade da marca

(Imagem retirada do site Pling Blog da Contabilidade

A identidade é um conjunto de elementos gráficos que será o cartão de visita da sua empresa! É ela que dará ao seu cliente a primeira impressão e o convidará a conhecer a sua marca.

Importância da identidade

Grande parte do sucesso está relacionado a identidade visual, que conecta os ideais, conceitos, missão, posicionamento e credibilidade do negócio, por isso ela é considerada uma estratégia de marketing e deve ser muito expressiva.

Além disso, é importante que se siga uma padronização que irá oferecer confiabilidade e satisfação ainda maior por parte do público.

Quando bem feita, a identidade é tão marcante que o consumidor a reconhece e valoriza sem ter a necessidade de outro elemento no produto/serviço.

Um grande exemplo de sucesso é a e a Coca-Cola com as cores vermelho, branco e preto marcantes reconhecidas em qualquer lugar do mundo.

 

2-   O que é arquitetura

(Imagem retirada do site ArchDaily)

Estamos rodeados de arquitetura por todos os lugares, não importa a cidade, país ou continente! Ela pode ser considerada uma expressão artística baseada em projetos de construção urbana, mas você sabia que vai muito além disso?

Importância da arquitetura

A arquitetura acompanhou a sociedade com os estilos de construções que se adequavam às necessidades das pessoas.

Por exemplo, o Coliseu que foi construído em formato de funil, levando em consideração a melhor acústica para apresentações, em uma época que não existia microfones e amplificadores. Ou seja, a arquitetura tem a capacidade de modificar o ambiente de maneira positiva.

 

(Imagem retirada do site Roma Experience)

Hoje em dia, as construções são pensadas, principalmente, com base em economia e sustentabilidade. Mas, além disso tudo, quando se está abrindo um negócio, também é preciso considerar outros fatores, como por exemplo o estilo da empresa, conceito da marca e o design de interiores.

 

3-   O que é design de interiores

Mesmo que o termo seja relativamente novo no Brasil, a importância do design de interiores é inegável, ainda mais em ambientes corporativos. É ele que organiza o espaço com base em teorias, como por exemplo a teoria das cores.

Neste caso, um restaurante pode utilizar vermelho de uma forma estratégica, já que ele tende a estimular a fome nas pessoas que lá estão.

Importância do design

Logo, percebe-se que organizar um lugar não é apenas jogar móveis por aí, mas é um processo onde se pensa em usabilidade, ergonomia e economia. Tudo isso levando em consideração o perfil da empresa.

Criando um espaço

Não é só possível como é necessário misturar identidade, arquitetura e design!

O processo de criação, como visto, irá englobar diversos aspectos, e para um negócio de sucesso isso será essencial!

Primeiramente, a marca deve estar bem estabelecida, pois será a partir dela que o espaço físico será elaborado. Ou seja, será o seu conceito que irá servir de inspiração.

Leve em consideração os seguintes aspectos: Qual é o serviço/produto oferecido? Qual é o propósito do seu negócio? Sua marca é mais clean ou possui vários elementos gráficos? Sua empresa é mais séria ou descontraída? Qual é o seu público-alvo?

A Apple soube explorar bem esta ideia. Assim como nos produtos minimalistas e práticos os espaços tendem a ser simples com poucas curvas, amplos, seguir a paleta da mercadoria e bem iluminados com luzes frias.

  

(Imagem retirada do Google)                               (Imagem retirada do site Wikipedia)

 

   

 (Imagem retirada do site Mac Lemon)           (Imagem retirada do site XtremeSkins)

 

Para a Apple, qualquer semelhança não é mera coincidência!

Mas, nós sabemos que este pode ser um grande desafio, ainda mais para dar conta sozinho. Por isso, a dica é contratar uma empresa especializada tanto em desenvolvimento de identidade visual como um escritório de arquitetura e design.

Preparado? Então que tal transformar o seu negócio?

www.ponto41.com.br

Vamos tomar um café?