VAMOS FALAR SOBRE CIDADES?

O que é cidade?

A definição de cidade segundo o dicionário Aurélio: “Povoação que corresponde a uma categoria administrativa, geralmente caracterizada por um número elevado de habitantes, por elevada densidade populacional e por determinadas infraestruturas, cuja maioria da população trabalha na indústria ou nos serviços.”

Uma definição mais humana é pensar a cidade como um organismo, e as pessoas as células. Assim podemos entender como usamos cada organismo urbano e começamos a pensar em como construir lugares melhores para se viver. E é assim que podemos agir.

A cidade é um conjunto de experiencias e memórias de lugares. Com isso cada cidade é diferente para cada pessoa. Elas devem ser lugares coletivos onde desigualdades deveriam ser combatidas, mas como vemos, tudo que acontece hoje vai contra nossos direitos. Falta infraestrutura para pedestres, ciclistas, temos má qualidade do transporte publico, falta de conservação dos centros, colocação de moradias sociais nas periferias com infraestrutura inadequada, poluição dos rios e ar, violência etc.

E fica a pergunta: Você se sente a vontade para construir ou reconstruir a sua cidade?

Ela deve ser para todos, deve ser pensável de forma coletiva e sustentável. O Direito à Cidade, que infelizmente é um dos mais negligenciados direitos humanos, é a ocupação dos espaços públicos, é cobrar dos governantes para ter uma gestão participativa e transparente, conhecer bem o meio urbano que se vive, democratizar o acesso, pensar a mobilidade urbana e a sustentabilidade. Democratizar as cidades deve ser o objetivo de todo cidadã para exercer de fato a tão dita cidadania. Com os tempos de hoje utilizar os espaços públicos, ocupar as ruas, viver a cidade e lutar por ela vai te fazer mais cidadão do que apenas votar.

A dica do Ponto 41, que aprecia tanto esse assunto é: Caminhe mais pela sua cidade. Faça caminhos que nunca fez, entre em lugares que nunca entrou. Faça um mapeamento do seu bairro. Veja quais serviços locais podem ser usados ou que tipo de problema seu bairro enfrenta. Procure entender mais sobre planejamento urbano.

Quanto mais você vivencia e entende seu entorno, mais você poderá ajudar ele a se tornar um lugar agradável e saudável de se viver!

Venha com a gente construir um lugar melhor!

Até! 

Vamos tomar um café?