SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E A ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Aproveitando a Semana Mundial do Meio Ambiente o Ponto 41 vem falar sobre sustentabilidade e sua aplicação na Arquitetura.

Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação dessa semana foi uma  iniciativa para incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil.

O que é Sustentabilidade? Será que é apenas uma moda? Ou uma nova mentalidade?

 

 

A sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material vivendo em harmonia com o meio ambiente, usando assim os recursos naturais sabendo que eles não são infinitos e de forma inteligente. É garantir um futuro saudável para as nossas futuras gerações.

Pilares da Sustentabilidade

 

Para empregar da melhor maneira questões relacionadas à sustentabilidade, é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parâmetro da Sustentabilidade:

Eficiência Energética

Deve-se levar em consideração a demanda de energia necessária para a produção, transporte e utilização.

Qualidade e Durabilidade

Estudo do ciclo de vida útil do produto, desde sua fabricação até sua reutilização ou reciclagem ou disposição final.

Baixo Impacto Ambiental

Impactos causados no meio ambiente em decorrência da produção, utilização ou disposição final dos resíduos.

Condições Sócio-Econômicas

Como se deu a produção do material, quais atores da sociedade participaram da produção e transporte e como são suas condições de empregabilidade.

 

O que é Arquitetura Sustentável?

A arquitetura sustentável é uma maneira de conceber o projeto arquitetônico de forma mais sustentável, procurando otimizar recursos naturais. Há sistemas de edificação que ajudam a minimizar o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio ambiente e seus habitantes.

Para contextualizar, a construção civil é um dos setores que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas. No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente.

A sustentabilidade na arquitetura precisa cada vez mais incentivo tanto da população quanto do setor público. O Setor Público tem uma grande responsabilidade para que esse mercado possa ganhar corpo, porém, aqui no Brasil, ainda há muita resistência para que se torne mais acessível.

A Arquitetura Sustentável vai muito além da construção civil, ela engloba também o desenvolvimento das cidades e o bem estar das pessoas.

 

 

*Imagens retiradas da internet

Convido vocês a se aprofundarem mais no assunto e tentar sempre colocar uma atitudes mais consciente no seu dia a dia, tanto relacionado ao meio que você vive quanto ao se relacionarem com as pessoas.

Se quiser conversar e saber mais sobre esse assunto venha tomar um café com a gente. Nós do Ponto 41 tentamos sempre colocar esses princípios em nosso projetos. 

Acompanhe nosso blog, temos novidade toda semana.

Até mais!

Vamos tomar um café?