PORQUE UTILIZAR O DESIGN?

Desde 1988 comemoramos no dia 05 de novembro o Dia Nacional do Design. Mas, por que o Design?

 

 

Photo by Edho Pratama on Unsplash

 

 

De acordo com o Engenheiro e Arquiteto William P Miller Design é o processo de pensamento que compreende a criação de alguma coisa. Ele diz que o design não é o produto, mas sim a atividade de criação, e que ao final resulta em alguma coisa, o produto.

E, se o design é o processo de pensar, ao planejar montar uma empresa, deve-se levar em consideração diversos fatores como o marketing, o espaço físico, o layout, o mobiliário, os objetivos, o público alvo e, principalmente o design.

Mas qual o motivo do design ser tão importante?

Porque é por meio do design que idealizamos os objetivos do projeto de arquitetura, cores inovação, texturas, tamanhos, beleza e mais que isso a sustentabilidade, comunicação e o valor da marca.

 

O design vai muito além do que você vê

Certamente você já entrou em uma empresa ou estabelecimento comercial no qual não conseguiu ficar por mais de 5 min, e você nem sabe o porquê, mas tinha algo no local te incomodou muito.

O processo de encantar visualmente, através da combinação de objetos do espaço que transmitam os objetivos da marca, com informações claras e uma boa funcionalidade, fazem com que as pessoas queiram estar na empresa ou loja por mais tempo e até é responsável por fazer o cliente retornar e fidelizar o cliente.

 

O espaço físico é a primeira ferramenta para o sucesso da marca

Sabe aquele local que você entra e não sabe como funciona, onde deve aguardar ou até mesmo do que é a empresa? Pois é, a organização do espaço deve passar essas mensagens.

Isso significa que um designer tem que estudar o mercado, os objetivos do negócio e, depois de um planejamento estratégico, e alinhado ao logotipo desenhar o funcionamento do espaço bem como desenhar a comunicação da marca no espaço. Ele será o pontapé inicial para a fidelização de clientes e alcance do público alvo.

 

A divulgação da empresa funciona bem se apoiada no design

O design cria maneiras de atrair o público, encantando-o, convertendo-o e o transformando em um cliente. O resultado do engajamento das pessoas se dá pela experiência no espaço e por uma boa estratégia de comunicação visual.

 

 

Esses são alguns dos motivos pelo qual o design nos encanta e está presente em nosso processo de criação na Ponto41!

 

 

Vamos tomar um café?