Se você acha que o ambiente do seu trabalho é monótono ou desconfortável, isso pode impactar no seu trabalho e no dos seus colaboradores. Preste atenção, pois pode estar na hora de investir em um projeto para dar ao seu espaço de trabalho uma cara nova, e um novo estímulo aos seus colaboradores.
Espaços confortáveis, coloridos, lúdicos e que permitem a interação entre grupos, o descanso e a diversão, podem contribuir com a criatividade no trabalho. Mas não existe fórmula mágica, não adianta sair copiando empresas como Google e Facebook, e colocar um tobogã no seu escritório se a cultura da sua empresa não conversa como esse tipo de comportamento.
O que deve ser levado em consideração para pensar um ambiente de trabalho:
1- A cultura da empresa.
O conceito de cultura organizacional é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus membros. Ou seja: suas práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, etc.
2 - As pessoas que ali trabalham.
Qual é o perfil dos colaboradores, idade, áreas de atuação, interesses. Até mesmo a relação entre os colaboradores é relevante para entender como compor o espaço.
3 - As atividades realizadas.
Quais as necessidades específicas do trabalho realizado, precisa de locais para receber clientes, precisa de salas de reunião privativas, têm alguma nível de sigilo, etc.
4 - O espaço disponível.
Aí sim, por último, depois de entender perfil da empresa, das pessoas e as atividades que serão realizadas, olhamos para o espaço para compatibilizar o projeto.
O ambiente físico, é uma ferramenta, que pode ajudar na produtividade e engajamento dos colaboradores, mas para que traga resultados, deve estar de acordo com os pontos listados acima.