Neste final de semana estreia o documentário: “São Francisco, Curitiba”
em conjunto com o lançamento do livro: “O que é morar no São Francisco”.
As cidades são fabulosas com, ruas, calçadas e edificações que marcam um tempo, uma história. Os centros das cidades que, geralmente, marcam o local de início das cidades passam por períodos diversos de valorização e desvalorização, um processo natural. Em Curitiba não é diferente, o centro, bem como o bairro São Francisco, tema do projeto, passam por um momento delicado de degradação e até certo abandono. Existem tentativas para amenizar e reverter este processo que devem ser olhadas com carinho por parte do Estado e da população – usuários, moradores e comerciantes. É um tema complexo, e que foi tratado este ano na Unhabitat III em Quito.
Como arquiteta e urbanista, sou apaixonada por centros históricos. Eles guardam memória, afeto, tradição e inovação. Este projeto (livro + documentário) vem para chamar a atenção deste lugar tão afetivo para Curitiba e que precisa de atenção especial.
O projeto foi realizado através da Lei de Incentivo da Fundação Cultural e não teria acontecido se não fosse a equipe sensacional que me acompanhou durante este ano:
Pesquisa, escrita do livro e passeios gastronômicos: Key Imaguire;
Design e Arte do livro, coordenação do documentário e passeios pelos bares: Mayara Wal;
Trilha Sonora original e passeios de domingo: Enrico Gianotti;
Roteiro, Direção do documentário e a promessa de uma cerveja artesanal: João Marcelo;
Tem muito mais gente envolvida! Obrigada a todos que abriram seus espaços com cafés e muita alegria!
Acesse em breve: www.oqueemorarnosaofrancisco.com.br