O QUE É FENG SHUI E COMO APLICÁ-LO EM ESCRITÓRIOS

Bora trabalhar?

Quem trabalha fora sabe que é normal passarmos muito mais tempo no trabalho do que na nossa própria casa. Por isso, tão importante quanto ter um lar tranquilo e harmonizado é cuidar de onde estamos durante grande parte dos nossos dias.

É muito comum ver pessoas insatisfeitas com o dia-a-dia preocupadas com prazos, baixo desempenho, entre outros diversos empecilhos do mundo corporativo.

E por sentirem necessidade de mudar que muitos estão virando adeptos do, cada vez mais famoso, Feng Shui.

Mas afinal, você sabe o que é isto? Nós vamos te ajudar a entender!

Conforme esta prática, um espaço equilibrado tem efeitos positivos no nosso organismo, melhorando a nossa saúde, relacionamentos, criatividade e sucesso!

Mas não se engane! Mesmo sendo milenar, o Feng Shui não fica ultrapassado e pode se adaptar muito bem às necessidades do mundo contemporâneo.

 

O que é Feng Shui

O Feng Shui é uma ciência antiga cujo propósito é equilibrar o homem com o meio ambiente. Ele é um dos pilares da metafísica chinesa e a base da arquitetura chinesa antiga.

Com base em cinco elementos: Terra, Forro, Água, Ar e Metal, o Feng Shui possui várias escolas e abordagens que tem como preceitos harmonizar os ambientes e favorecer a circulação da energia Chi.

 

O que é a energia Chi e TAO

A energia vital, conhecida como Chi, é a força da vida. Ela flui através do ar e acompanha a forma dos objetos ligando todas as coisas como um todo.

Por sua vez, a parte do TAO é a energia da qual o Universo se originou. O TAO se manifesta na forma de duas energias opostas e complementares, o Yin e Yang.

 

    
 

                    Yang: Luz, calor e atividade               

                    Yin: Frio, escuro e passividade               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele forma o centro do Baguá:   

 (Imagem retirada do site Personare)

 

O que é Baguá

O Baguá é como um mapa octogonal que possui nove áreas chamadas de Guás, uma em cada direção e outra no centro.

Cada Guá representa uma área específica que será harmonizada colocando-se o Baguá sobre a planta de uma residência ou escritório.

 

Como utilizar o ba-guá:

  • 1º Guá (leste): família e ancestrais,
  • 2º Guá (sudeste): é o da prosperidade, objetivos e metas;
  • 3° Guá (Sul): desenvolvimento e perseverança;
  • 4º Guá (Sudoeste): relacionamento amoroso,
  • 5º Guá (Oeste): criação e filhos;
  • 6º Guá (Noroeste): relacionamentos sociais e amizades;
  • 7º Guá (Norte): trabalho interior e meditação;
  • 8º Guá (Nordeste): espiritualidade;
  • 9º Guá (Centro): saúde.

 

O Baguá é colocado sobre o centro da planta do espaço que será aplicado, por isso, o primeiro passo é localizar o centro geométrico da residência ou escritório para então posicioná-lo.

O segundo passo é identificarmos os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) para posicionarmos os Guás e identificar, em planta, as áreas que mencionamos acima.

Após a identificação da área, o projeto pode começar a ser desenvolvido. O ideal é começar pelo 1º Guá, aquele que corresponde a família e ancestrais e que simboliza o início de tudo - está localizado na região Leste, onde nasce o sol-.

 

Conheça alguns benefícios do Feng Shui:

 - Oferece bem estar;
 - Diminui o stress;
 - Melhora o desempenho no trabalho;
 - Diminui os problemas de relacionamentos;
 - Melhora o sono;

Mas, afinal, como aplicar o Feng Shui no trabalho?

 

6 dicas de como aplicar o Feng Shui no seu escritório


(Imagem retirada do site West Elm)

 

Dica 1:

Nunca posicione a sua mesa de costas para as portas e janelas! É importante que você consiga enxergá-las e de preferência ao fundo da sala.

Mas, se não for possível, uma alternativa é utilizar espelhos que aumentam a visão e permitem perceber a energia que vem de fora.

Itens metálicos são outra boa alternativa já que também tem o mesmo efeito.  

 

Dica 2:

A água é o principal elemento do trabalho por representar jornadas, resistências e sucessos rumo ao aprendizado. Por isso, alguns itens que representem este elemento são aconselhados nos ambiente, como fontes, cascatas, formas assimétricas e orgânicas.

Além disso, fazer o uso de itens com as cores azul, preto e cinza irão ajudar na harmonia.

 

Dica 3:

Utilize símbolos de proteção como plantas e fontes de água na porta de entrada para afastar energias negativas.

(Imagem retirada do Pinterest)

Dica 4:

Alcançar o sucesso é um dos objetivos de quem está inserido no mundo do trabalho.

A boa notícia é que, conforme o Feng Shui, é possível alcançá-lo por meio da harmonização que inclui utilizar os seguintes elementos: utensílios em cerâmica, barro e objetos quadrados.

As cores que complementam esta prática são vermelho e suas variações.

 

Dica 5:

Para aqueles que buscam e trabalham com a criatividade, o ideal é utilizar objetos de metal, mármore, granito e esculturas curvilíneas que irão atraí-la.

Procure elementos com as cores branco e tons pasteis.

 

Dica 6:

Diferentemente do que vemos em casa, no trabalho costumamos estar cercados de eletrônicos que soltam radiação e mudam a frequência e a energia do local.

Uma saída para esta situação é utilizar itens como pedras ponta de quartzo branco, selenita, drusas e placas de cobre que ajudam na neutralização.

Além disso tudo, é importante ter em mente que existem outros aspectos essenciais que irão melhorar a vibração de cada ambiente, como por exemplo:

 - Manter cada espaço organizado e limpo;
 - Manter a praticidade e deixar cada coisa em seu devido lugar já pré-estabelecido;
 - Investir em iluminação natural e artificial, pois um ambiente bem iluminado carrega boas energias, principalmente quando é um espaço que costuma ter muitas pessoas;
 - Deixar vasos, portas e boxes fechados quando não tiver utilizando, pois irá evitar que suguem energias vitais;

Gostou? Quer conhecer mais sobre o assunto e investir nesta prática? Então assista o vídeo “Feng Shui para o ambiente de trabalho” e conheça a Ponto 41 para te auxiliar a transformar o seu ambiente de trabalho!

www.ponto41.com.br 

Vamos tomar um café?