O ESCRITÓRIO PÓS-COVID

 

É muito incerto saber como será a sociedade após a pandemia, que dirá as formas de trabalho e os ambientes. Há algumas especulações a respeito da maior utilização do modelo Home Office, e até mesmo de um novo modelo híbrido que mescle a utilização de Coworking, escritórios e Home Office. Será que isso significa o fim dos ambientes corporativos? Nós não acreditamos nisso, acreditamos que além das formas de trabalho mais flexíveis os ambientes também vão precisar de adaptações e mais flexibilidade, e que o foco agora está no bem-estar das pessoas e na tecnologia.

Em termos da configuração dos ambientes, arriscamos nosso palpite com quatro direcionamentos: a valorização dos espaços mais amplos, a utilização de formas de construção e mobiliários modulares, o retorno da utilização da ventilação natural e a maior abrangência do uso das tecnologias.

 

 

Espaços mais amplos

Se acompanharmos a evolução dos escritório vemos que os modelos já variaram muito entre espaços bem abertos e amplos a espaços compartimentados e menores. Isso se deve a fatores que vão desde as mudanças nas relações e formas de trabalho até a valorização imobiliária, com o metro quadrado valendo mais, precisou-se otimizar o uso dos espaços. Então podemos dizer que “otimização” foi a palavra que prevaleceu por algum tempo. Agora temos um novo cenário que nos obrigou a rever o distanciamento entre as pessoas. Mais do que nunca um layout fluído que pense na organização dos ambientes e fluxos de pessoas, conforto e respeito com as distâncias ideais entre as estações de trabalho deverá direcionar os ambientes de trabalho. É com foco nisso que os projetos de arquitetura sempre foram pensados, e agora, devem ser mais valorizados.

 

 

Construção e mobiliários modulares

A flexibilidade de layout já era algo que se falava há tempos nos ambientes corporativos, modularização que não engessa mas que dá rapidez quando surgem as necessidades de modificações. Porém agora vemos que isso se estende de forma mais abrangente, que vai da estrutura da construção aos elementos que compõem o ambiente, do escritório grande, ao pequeno.

 

 

Ventilação natural

A ventilação natural é essencial, e agora retoma sua importância! Locais fechados e dependentes de ar-condicionado sempre foram um grande risco para a saúde. Por isso, a tendência será de espaços que emanem saúde, com grandes janelas para a entrada luz e ventilação natural. A circulação e renovação de ar natural nos ambientes, vai vir de forma conjugada à utilização de ar condicionado, ou seja, locais 100% dependentes de ventilação mecânica, terão que rever seus conceitos.

 

 

 

Tecnologias

Já parou para pensar no tanto de coisas que nós precisamos encostar do momento que saímos da nossa casa até o momento que sentamos em nossas cadeiras de trabalho? São interruptores, maçanetas, botões de elevador e outros. Interfaces físicas que há tempos não precisam ser assim, mas que antes eram apenas “comodidades” hoje são considerados itens de necessidade. Reconhecimento facial, comandos de voz, interfaces digitais hoje não só conferem agilidade, mas hoje são considerados itens de segurança para seus usuários.

 

O momento agora é de olhar para o futuro, e o futuro não descarta as interações entre pessoas e ambientes, mas a enxerga de uma forma diferente. Teremos que rever ideias e comportamentos, e isso pode significar novas possibilidades incríveis. O que você enxerga como possibilidades no seu ambiente de trabalho?

A Ponto 41 está trabalhando com as tendências de arquitetura para adaptar os espaços com essas novas demandas. Nossos projetos têm a capacidade de visualizar o todo e trazer soluções focadas para o seu ambiente.

 

Vamos conversar? Liga pra gente!

Vamos tomar um café?