ILUMINAÇÃO EM AMBIENTE CORPORATIVO: COMO ESCOLHER?

Está pensando em criar ou reformar um ambiente empresarial e está buscando ajuda com a iluminação?

Não precisa mais se preocupar, nós estamos aqui para isso!

Bom, desde que Thomas Edson iluminou as nossas vidas com a criação das lâmpadas já não somos os mesmos. Precisamos dela para quase todas as nossas atividades do cotidiano.

Mas, mesmo que seja uma grande ajuda, a iluminação acaba afetando o nosso organismo, tanto positivamente quanto negativamente. Logo, é preciso saber usá-la, principalmente em um ambiente corporativo para garantir a saúde e bem-estar dos funcionários.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, tenha em mente que a finalidade da luz vai muito além do que apenas iluminar. Ela também tem funções arquitetônicas, decorativas e de saúde.

 

Que tipo de ambiente você quer proporcionar?

O primeiro passo antes de escolher qual iluminação mais combina com o estilo do seu negócio, é definir qual vai ser a função do espaço. Ele vai ser focado em produtividade? Descanso? (Afinal, os funcionários também precisam de um lugarzinho para recuperar o fôlego!)  

Após feita a escolha se coloque como usuário, assim você garantirá que eles terão o que é preciso para dar o melhor de si.

A escolha certa pode transformar completamente qualquer ambiente. Já está preparado para mudar o seu?

 

Tipos de lâmpadas

Quem acha que escolher lâmpada é fácil então é porque ainda não conhece muito sobre o assunto!

Já foi o tempo que elas eram todas iguais. Hoje, além de formatos, elas também têm intensidade, cores e gastos diferentes, como é o caso das luzes frias, luzes neutras e luzes quentes. Cada uma tem uma função diferente, desde nos deixar mais ativos até nos acalmar.

Já reparou que mesmo os nossos celulares nos oferecem a opção noturna que é mais amarelada? Esta função tem a intenção de acostumar os nossos olhos e avisar o organismo que é hora de diminuir a velocidade para não atrapalhar a qualidade do sono.

Então... Por que no ambiente de trabalho deve ser diferente?

Quer conhecer os tipos de lâmpadas que encontramos por aí?

1-   Díodos Emissores de Luz (Leds)

As queridinhas do nosso bolso e do meio ambiente! Os Leds são compactos, duráveis e podem chegar em até aproximadamente 45.000 horas de uso.

2-   Fluorescentes

Podem ser classificadas conforme o seu formato, que variam entre: tubulares e compactas. Elas costumam oferecer uma boa iluminação com pouca potência e consumo de energia, além do que, têm uma boa durabilidade de aproximadamente 12.000 horas.

3-   Incandescentes

As lâmpadas incandescentes costumavam ser muito comuns em habitações, mas, com a sua proibição no Brasil, elas foram deixadas de lado. Esta mudança teve como propósito diminuir o desperdício de energia, já que as lâmpadas incandescentes têm baixa durabilidade, pouca eficiência além de esquentarem com facilidade.

4-   Halogéneo

Este tipo de lâmpada vêm passando por melhorias de eficiência energética e conseguem recuperar o calor reduzindo a necessidade da eletricidade para que fique acesa. Além do que, as lâmpadas halogéneas mantém uma iluminação constante.   

 

Tipos de iluminação

Agora que você já sabe um pouco mais sobre lâmpadas, é a hora de conhecer os tipos de iluminação para fazer a escolha certa para o seu negócio.

1-   Iluminação geral


(Imagem retirada do site Revista Casa e Jardim)


(Imagem retirada do Pinterest)

A iluminação geral é muito famosa em escritórios. Isso acontece porque além de iluminar bem todas as áreas de maneira uniforme, ela também é estável e não causa oscilação no ambiente.

Este tipo de iluminação tem como propósito deixar o ambiente claro e o mais estável possível, por isso, o led e as lâmpadas fluorescentes podem ser boas aliadas.

2-   Iluminação direta

(Imagem retirada do site Planete Deco)

A iluminação direta é utilizada para iluminar uma superfície específica de uma maneira mais direcionada.

Isso pode acarretar em algumas sombras a mais no espaço, mas, ainda assim, ela é uma boa alternativa para situações onde se precisa de foco para realizar determinadas atividades.

3-   Iluminação indireta


(Imagem retirada do Pinterest)

A iluminação indireta é famosa por direcionar a luz para o teto, parede, ou qualquer outra superfície.

Com ela, a luz será absorvida antes de refletir e irá criar um ambiente iluminado, porém, mais aconchegante.

4-   Iluminação natural

 

A iluminação mais econômica de todas!

Mesmo que não possa ser sustentada completamente sozinha, principalmente no ambiente de trabalho pois exige concentração, a iluminação natural têm um grande papel na hora de criar o espaço e ajudar na saúde de quem está nele.

 

Ficou mais fácil? Já escolheu qual mais tem a ver com o seu negócio?

Bom, para qualquer que seja a sua escolha a Ponto 41 pode te ajudar a realizá-la! Confira o nosso trabalho de arquitetura e design de interiores e descubra o poder de uma boa iluminação.

www.ponto41.com.br

Vamos tomar um café?