HORTAS URBANAS

AS HORTAS URBANAS VÊM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NOS GRANDES CENTROS URBANOS E SÃO VÁRIOS OS MOTIVOS QUE LEVAM AS PESSOAS CADA VEZ MAIS CULTIVAREM PLANTAS, SEJA UNS VASINHOS NA JANELA OU UMA GRANDE HORTA COMUNITÁRIA NO TERRENO BALDIO DO BAIRRO, TODO LOCAL É LOCAL PARA PLANTAR.

 

 

Praticar o cultivo de hortas é utilizar o espaço de uma forma que permite a interatividade com a natureza, incentiva as pessoas a cultivarem alimentos saudáveis de forma orgânica e aproveitar os benefícios que as plantas proporcionam.

Olhando para nosso passado, podemos relembrar de como era a alimentação, como a agricultura sempre esteve presente em nossa cultura. Era muito comum as vovós cultivarem ervas, temperos e outras plantas no quintal de casa para consumo da família, produziam sem produtos químicos de maneira natural.

Com o crescimento das cidades e sua correria do dia a dia urbano, acabamos nos afastando do contato com a natureza, do prazer que é você cultivar com carinho o alimento que será compartilhado com as pessoas que se ama.

Observando os países pelo mundo, vemos que a prática da produção de plantas, alimentícias ou não, nos centros urbanos tem ocorrido de maneira crescente, aproveitando os espaços ociosos como nos terraços por exemplo.

Utilizando as técnicas corretas, mantendo os requisitos básicos fundamentais para se ter sucesso no cultivo, pode-se plantar e colher em qualquer espaço disponível.

 

 

 

Patricia Galbo,

Empreendedora em Agricultura Urbana / Paisagismo Multifuncional

Engenheira agrônoma, CREA: PR-151273/D, graduada pela PUC-PR

Pós graduada no curso de Empreendedorismo e Inovação – Startup Business Model pela escola de negócios PUCPR

Paisagista formada pelo Espaço Particular de Arte e Cultura Solar do Rosário

Apaixonada por dança, música e boa comida. Adora ecoturismo de experiência. Mamãe de primeira viagem (:

Vamos tomar um café?