HOME OFFICE X ESCRITÓRIO, COMO SERÁ O PÓS-PANDEMIA?

 

O home office é uma realidade para cada vez mais profissionais em todo o mundo. E 2020 já provou que a independência do escritório é possível em muitos casos, mas qual será o modelo de trabalho predominante pós pandemia?

 

 

 

Não tem como negar que o novo coronavírus transformou radicalmente a forma de trabalho, e fez com que cada vez mais, as empresas reconhecessem as vantagens desse modelo flexível que pode funcionar muito bem para algumas pessoas. Mas ainda é cedo para dizer se o Home Office vai ficar como uma forma permanente ou híbrida de trabalho.

O que precisamos começar a olhar é para a ressignificação dos espaços físicos de trabalho. A ideia que se tinha dos ambientes de trabalho como “segunda casa” provavelmente deixe de fazer sentido e dê espaço para uma visão dos escritórios mais como um Hub estratégico de relacionamento. Um espaço para encontros e relacionamento das equipes de forma pontual.

 

Enquanto não sabemos bem ao certo o futuro dos modelos de trabalho, mas já podemos avaliar alguns legados desse período:

- Empatia, resiliência e adaptabilidade dentro das empresas;

- Home office pode ser positivo, mas para funcionar precisa de alguns cuidados.

 

Independente se os planos do seu home office serão temporários, esporádicos ou uma realidade a longo prazo, preste atenção nesses itens:

 

Evite Interferências e procure um ambiente silencioso

Manter o foco provavelmente será um dos seus principais desafios. Para começar, você precisa contar com a colaboração dos seus familiares, deixando claro que não pode ser interrompido durante o expediente.

O escritório preferencialmente deve ser isolado dos demais cômodos, em um local silencioso, e que possa ser “fechado” ao final do expediente. É preciso que seja um local organizado e tranquilo, que geralmente é mais confortável do que o escritório da empresa. Vale lembrar aos familiares que música alta, televisão no último volume e furadeira no horário comercial não são boas ideias.

 

Tenha boas ferramentas em mãos

Isso significa ter uma excelente estação de trabalho, com móveis ergonômicos e um computador à altura. Invista em suporte para Laptop, mouse e teclados ergonômicos, e se possível um segundo monitor. Além disso, é bom ter equipamentos como câmeras e microfones de qualidade para melhorar a experiência das reuniões online.

Não adianta investir tudo em eletrônicos de última geração e comprar uma cadeira qualquer. Sua cadeira é a principal responsável pelo nível de produtividade, pois garante o conforto e ergonomia necessários para manter a atenção e energia.

 

Cuide da iluminação

Iluminação natural é a mais recomendada sempre, mas também é preciso ter uma iluminação auxiliar. Busque luminárias de mesa como apoio de iluminação para quando sentir necessidade.

 

Decore

Já é comprovado que ambientes com elementos naturais como uso de madeira e plantas aumenta em até 15% a sensação de estar nos ambientes, e dessa forma conseguimos ser mais produtivos e criativos também.

 

 

E se tiver dúvidas em como aplicar essas dicas, fale com a gente!

Vamos tomar um café?