DICIONÁRIO DE ARQUITETURA II

Dicionário é como supermercado: você entra para buscar uma coisa e sai sempre com mais.”

Luís Fernando Veríssimo, escritor e cronista brasileiro.

Dando continuidade ao nosso Dicionário de Arquitetura, vamos colocar o significado de mais 5 palavras que são bem comuns no mundo da arquitetura e da construção civil.

6 – PROJETO LEGAL

São os projetos elaborados para apresentação e aprovação nos órgãos responsáveis, deverão ser executados de acordo com as exigências de cada município. Para começar uma obra deverá ter a aprovação do projeto e emissão do alvará de construção da prefeitura local. Será necessário entrar em contato com um Arquiteto ou Engenheiro para que ele faça todo o processo e assuma a Responsabilidade Técnica.

Sem Alvará de Construção o proprietário poderá levar multa dos órgãos responsáveis.

 

7 – RRT

“O Registro de Responsabilidade Técnica é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades. É uma proteção à sociedade e confere legitimidade ao profissional, fornecendo segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.” (CAU/BR).

Um projeto ou obra não poderá ficar sem Responsável Técnico. O proprietário poderá levar multa junto ao CAU ou CREA.

 

8 – PLANTA LIVRE

Já ouviu falar em Planta livre. Atualmente esse conceito tem aparecido bastante no mercado imobiliário.

Esse conceito veio da arquitetura moderna que através de uma estrutura independente permite uma livre locação das paredes, essas paredes não executam a função estrutural. O cliente compra o empreendimento e configura a divisão conforme a sua necessidade.

 

9 – CORTES E ELEVAÇÕES

Fazem parte do Desenho Técnico de uma edificação ou projeto.

A Elevação mostra o ambiente como um espectador enxergaria. Fachada, ambientes e demais vistas da edificação, mostrando revestimentos e detalhes importantes daquele ambiente. Já o Corte  é usado para mostrar as vistas e alturas do pé-direito, itens da hidráulica, esquadrias etc.

 

10 – PÉ-DIREITO

É uma expressão muito usada no meio da construção Civil. Significa a altura entre o piso e o forro de um compartimento ou pavimento. A medida padrão do Pé-Direito para residência é de 2,70 m.

Se fala também em Pé-Direito Duplo que  é duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto, independentemente de a cobertura ser laje ou forro do telhado.

 

Quer saber mais termos de Arquitetura? Aguardem os próximos posts sobre o tema ou escreva pra gente. 

Vamos tomar um café?