DICAS DE COMO MELHORAR SEU AMBIENTE DE TRABALHO PARA AMENIZAR O ESTRESSE!

 

A rotina de trabalho por vezes pode ser muito estressante, diversas vezes nos deparamos com situações que fogem do nosso controle. Tais questões nos afetam de tal forma que nos causam estresse, reduzem nossa produtividade, desempenho e podem causar problemas de saúde.

Em vista disso muitas empresas têm investido em soluções no espaço de trabalho que são capazes de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, sua saúde, bem-estar, motivação e produtividade.

Algumas ações não exigem grandes investimentos, mas mesmo aquelas que exigem um maior desembolso elas certamente trazem excelentes resultados. O retorno do investimento vêm através da redução de doenças laborais, faltas, isenção de ações trabalhistas, rotatividade de colaboradores, aumento da produtividade, motivação da equipe e consequentemente aumento da lucratividade da empresa.

Veja a seguir algumas dicas de como proporcionar um ambiente saudável e sem estresse para seus colaboradores:

  • Deixe o ambiente alegre

As cores e a decoração do espaço devem ser leves e devem refletir o propósito da empresa, bem como a missão, visão e valores dela.

Quando o colaborador se identifica com o propósito ele se sente parte da organização, valorizado e motivado. Um ambiente agradável e alegre torna a rotina de trabalho prazerosa e menos desgastante.

  • Invista no verde

A natureza tem o incrível poder de relaxar as pessoas, faça uma reflexão: quando você quer relaxar e se desligar de tudo para onde você vai? Praia, montanha, fazenda... um lugar aberto, em contato com a natureza, certo?

Por isso é tão importante ter plantas no ambiente de trabalho, se não for possível coloque quadros com uma paisagem bonita, ou até mesmo uma parede na cor verde ajuda nessa conexão com a natureza.

  • Tenha um som ambiente

As distrações ocorrem com muita frequência, e após uma distração costuma-se demorar aproximadamente 15 minutos para se concentrar novamente. Quando o ambiente é muito silencioso, o barulho do teclado, da impressora ou até mesmo de uma caneta caindo pode tirar o foco.

O som ambiente reduz as pequenas distrações, melhora a produtividade e concentração da equipe.

  • Mantenha a mesa organizada

O posto de trabalho deve facilitar a rotina, deixe-o sempre limpo e evite deixar para arrumar a bagunça do dia amanhã. O espaço físico por vezes reflete nossa organização mental, se o organizamos antes de ir para casa, organizamos também nossa mente e nossa agenda para o dia seguinte, isso nos deixa mais tranquilos e relaxados após um dia cansativo.

  • Crie um ambiente de descompressão

As atividades diárias podem ser cansativas, por isso é importante levantar, caminhar e até mesmo mudar de local para relaxar durante a jornada de trabalho. A sala de descompressão faz essa função, deve ser um espaço voltado aos colaboradores para que eles possam relaxar e desestressar da rotina durante a jornada de trabalho. O fato de mudar de local, muda a atenção da mente efaz com que o colaborador retorne ao seu posto de trabalho com energia para os desafios do dia que ainda estão por vir, aumenta sua produtividade bem como a motivação da equipe.

 

O cuidado com a saúde da equipe de colaboradores resulta diretamente na redução do estresse no ambiente do trabalho, e os resultados de uma equipe motivada e produtiva são incríveis não é mesmo?

O que você faz para lidar com o estresse do dia dia? E com o estresse da sua equipe? 

Se quiser saber mais sobre como manter seu espaço de trabalho livre de estresse entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!

Vamos tomar um café?