DESIGN CENTRADO NO USUARIO

Em homenagem ao dia do cliente, vamos falar sobre ele mesmo!

Já ouviu falar no termo “centrado no usuário”? Vamos explicar um pouco como essa metodologia utilizada no design pode melhorar os projetos e deixá-los mais atrativos a quem usa, nossos clientes.

O design centrado no usuário parte de um único princípio: o usuário é o principal foco da realização de um projeto, e prioriza as suas necessidades, desejos, expectativas e usos.

O projeto é todo baseado em consultas aos usuários finais, aliando técnica, dados e sensibilidade para obter resultados que sejam empáticos e correspondam às necessidades dos mesmos. Ou seja, é um processo participativo, que ouve e até mesmo co-cria com o usuário.

 

Projetos centrados no usuário geralmente se baseiam nos interesses de segmentos definidos, na medida em que é difícil atender, de maneira personalizada, as necessidades e expectativas de públicos muito amplos. Basicamente é um projeto que foca na experiência do cliente, que engloba todo o tipo de interação onde haja uma pessoa tentando executar uma ou mais tarefas. Pode ser desde produtos físicos, interfaces gráficas até projetos arquitetônicos e serviços.

 

A equipe de projeto se mantém em permanente aprendizagem. Toda interação se apresenta como uma oportunidade para aprender algo, procurar oportunidades incrementais para aprender sobre si mesmo, sobre outras pessoas da equipe, sobre o cliente, sobre o projeto.

 

Vamos melhorar a experiência dos nossos clientes? Dá uma lida nesse link e entenda como aplicamos essa metodologia no nosso trabalho.

Vamos tomar um café?