COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E ARQUITETURA

 

Quando precisamos de um serviço ou produto, nós buscamos lojas ou escritórios que nos atendam. Estas lojas ou escritórios possuem um espaço físico, de atendimento ao cliente, o consumidor. Mas, o que influencia o comportamento do consumidor nos dias de hoje? O que faz com que uma pessoa entre em uma loja específica e efetue a compra? Será que é a indicação, a necessidade, ou o impulso? Sim, isso influencia na jornada de compra do consumidor, mas não é só isso que faz com que alguém decida ou não comprar algo. O momento da compra sofre influências de fatores externos que podem ser controlados pelo proprietário.

 

 

É importante analisar e conhecer o comportamento do cliente

Saber quem ele é, o que ele busca e o que é importante para ele. Entender o cliente é o primeiro passo para uma relação bem sucedida entre loja e cliente.

Ao falarmos em consumo, o foco deve ser o consumidor, é óbvio não é? Apesar de ser óbvio tem muitas marcas que ainda têm dificuldade de colocar isso em prática. Bom e como relacionar isso com a arquitetura?

 

A arquitetura influencia e inspira os clientes

O desafio é entender que o projeto do espaço deve estar alinhado com a forma de atendimento, o produto que está sendo vendido ou o serviço que é oferecido. O ambiente deve inspirar as pessoas a fazerem aquilo que seja interessante para a loja: consumir e ficar mais ou menos tempo no espaço de atendimento.

O estudo de layout deve levar em consideração alguns detalhes do plano de negócios, como a forma como os produtos serão apresentados, onde os produtos estarão colocados, qual o caminho que o consumidor faz para chegar no produto... dentre outros. Se o consumidor encontra facilmente o que deseja, ele vai consumir mais! Um produto colocado em um ponto muito alto, por exemplo, obviamente se torna um obstáculo para o consumidor. É importante também entender o fluxo das pessoas dentro do espaço, como ela retira e coloca o produto, se ele compra na hora, e o porquê ele compra ou deixa de comprar. E como fazemos isso? Simples: Observando. Observar o cliente é a melhor maneira de compreendê-lo, saber o que é importante para ele e assim vender mais!

O resultado dessa observação impacta desde o desenho do mobiliário até a fachada da loja, passando também por como os atendentes devem se portar os colaboradores são um ponto de contato importante com o consumidor e também devem ser levados em consideração.

Fazer uma reforma, mudar a fachada, pintar as paredes, trocar o tipo de piso, certamente deixa a loja mais bonita, mas não necessariamente contribui para o aumento das vendas. É preciso contemplar o os pontos falados acime e considerar toda a dinâmica do comportamento de consumo de quem frequenta aquele local.

O objetivo do empreendedor é atrair o cliente e fazer com que ele entre no espaço e consuma. Uma boa arquitetura associada a um pensamento que considera a entrega do serviço ou a disposição dos produtos, as vitrines e a organização visual da marca faz toda a diferença. Saber usar o comportamento de consumo a seu favor demanda o conhecimento de quem está dentro da loja e o pensamento de um profissional adequado.

 

Incrível né? A arquitetura tem poderes incríveis!

Se quiser saber mais entre em contato conosco, podemos trabalhar juntos na elaboração de uma estratégia que atinja e faça a diferença para o seu consumidor.

 

Vamos tomar um café?