COMO SE ADAPTAR AO HOME OFFICE COM CONFORTO E BEM ESTAR?

 

A palavra da vez é adaptação, de uma semana para cá tudo precisou ser adaptado. A forma como nos exercitamos, como estudamos, como nos relacionamos e também como trabalhamos.

 

 

Apesar do Home Office ser uma prática bem difundida já, algumas pessoas e algumas áreas não a utilizam com frequência. Então nesse momento temos que olhar para vários fatores importantes para viabilizar essa forma de trabalho, como por exemplo o acesso remoto ao escritório, que a TOOR explica muito bem aqui como realizar.

Mas outro ponto em que muito frequente somos negligentes, é o local onde trabalhamos. Bem, a hora agora é hora de cuidar da nossa saúde não é mesmo? Então vamos cuidar de como estamos trabalhando em casa também para evitar desconfortos como dores na coluna, dores de cabeça e mal-estar, que a longo prazo podem se tornar algo muito mais sério.

Além disso, precisamos nos manter focados e produtivos nos momentos de trabalho, para isso existem algumas dicas simples que podem fazer toda diferença nesse momento:

 

1 -Escolha uma cadeira confortável e não se renda as tentações do sofá

Não se renda ao sofá, a longo prazo sua coluna irá reclamar! Procure a melhor cadeira que tiver em casa e complemente com almofadas para acomodar bem suas costas.

 

2 - Cuidado com a postura, busque um apoio de pé se a cadeira for muito alta

De tempos em tempos tome consciência da sua postura, corrija e cuide de como está sentando. Se for necessário adeque apoios de pés como caixas para não ficar com postura errada.

 

3 - Sente próximo a uma janela, mas preferencialmente de lado, para não ofuscar a tela do computador

A presença luz natural é muito importante para trazer sensação de bem-estar, então fique próximo de uma janela, a idéia de poder olhar para fora também é ótima para aqueles momentos que precisamos nos desconectar um pouco. Mas cuide com a posição do seu computador, preferencialmente sente perpendicular as fontes de luz natural, e não de frente ou de costas.

 

4 - Complemente a iluminação

Se sentir necessidade, complemente a iluminação do ambiente com luminárias de mesa.

 
5 - Tenha plantinhas próximas de ti

Ter plantas nos ambientes de trabalho já e comprovadamente um fator que contribui positivamente no ambiente. Traga as plantinhas para próximo de você.


6 - Não se esqueça de levantar e caminhar de tempos em tempo

Crie uma rotina, tenha horário de início e de encerramento do trabalho. Respeite o horário de almoço, beba água e crie pausas para se alongar.

Falando em alongamento, pedimos para a Fisioterapeuta Celise Jahrmann Leite, da Oceanna, para  nos passar algumas dicas de alongamento:

 

Como se preparar :

1- seus pés devem estar apoiados totalmente no solo. se for preciso sente-se mais a beira da cadeira. Se estiver de salto, retire.

2- joelhos devem estar a 90 graus, quadril também . (como você sabe se esta tudo 90 graus ache os ossinhos do bumbum , chamado túber isquiáquico, balance de lado para outro e você vai sentir). Esvazie os bolsos da sua calça.

3- a coluna deve estar ereta , cabeça alinhada com a coluna . (como? imagine um fio puxando você bem pelo topo da sua cabeça), coloque o queixo um pouco para trás.

4- Manteha o peito aberto . ( como ? pense nas escapulas tentando se unir em direção a coluna. assim você consegue manter sua postura e facilita a entrada de ar, ampliando sua capacidade pulmonar)

           

Vamos Começar ?

Repita cada exercício 3 vezes para cada lado

1- Inspire e expire sempre pelo nariz, calmo e lentamente, sem pressa. Inspire olhe para cima, expire encoste o queixo no osso esterno , ou no peito. ( procure manter a coluna sempre reta).

2- inspire movimente com a cabeça ao centro , expire olhe a direita, volte inspire e expire olhe para a esquerda.

3- inspire eleve os braço acima da cabeça , (palmas das mãos uma de frente para outra), expire solte lentamente os braços de acordo com seu ritmos respiratório .

5- braços ao longo do corpo , inspire incline seu tronco para esquerda dedos da mão esquerda devem ir em direção ao chão, eleve o braço direito em direção a teto,( como se os dedos quisessem encontra no teto), olhe para sua mão direita. Volte expire . Repita  agora para o lado direito.

6- cruze a perna direita, sobre a perna esquerda,  apoiando o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo. ( formando o número 4). Incline-se  para frente a partir do quadril (não pode curvar a coluna ), inclinação-se somente até o seu limite de estiramento muscular ( aquela dorzinha leve de alongamento ) Inspire com a coluna ereta , expire flexione o tronco a frente . volte a posição inicial inspirando.

 

Prontinho! Anote para repetir todos os dias! E procure não forçar na hora do alongamento, por isso repetir 3 vezes cada exercício que você irá aumentar sua amplitude de movimento gradativamente.

 

Bom Home Office para nós!

Vamos tomar um café?