COMO MELHORAR MINHAS VENDAS ATRAVÉS DOS SENTIDOS

Já imaginou fisgar o cliente pelo estômago? Sim, como se você tivesse que conquista-lo! 

 

 

 

Imagine que você quer conquistar seu novo amor, e para isso marca um jantar na sua casa, que ações você faz para recebe-lo?

Você deixa a casa um brinco, sem uma meia no chão, cuida do aroma, garantindo que o ambiente esteja agradável e perfumado. Coloca uma música de fundo, aquela que você sabe que ele/a adora. No sofá as almofadas estão dispostas confortavelmente para que ele/a sente e relaxe enquanto aprecia seu drink favorito. E o jantar é servido, preparado carinhosamente com a receita perfeita para “fisgar pelo estômago” e atingir seu objetivo.

É assim que funciona, certo? E sim, funciona.

Guardadas as devidas proporções é assim que podemos usar os sentidos na hora da venda, segundo estudos da neurociência entre 85 e 95% das decisões de consumo são tomadas a nível inconsciente, o engajamento através dos sentidos atua nas experiências sensoriais.

É importante salientar que o cérebro masculino é bem diferente do feminino, o que quer dizer que para vender o mesmo produto para homens e mulheres a estratégia de vendas deve ser diferente. Por isso é muito importante entender o cliente para conquista-lo e assim ter sucesso na hora da venda.

Imagine que o seu cliente é essa pessoa que você quer conquistar no jantar, quais as ações que você pode fazer na sua empresa para fisgá-lo?

 

  • Audição

A música ambiente normalmente passa desapercebido pelo cliente, porém ela é muito importante. Enquanto algumas músicas podem acalmar outras podem irritar e até mesmo estimular o ouvinte a gastar mais. Pesquisadores da University of Strathclyde, (Clare Caldwell e Sally A. Hibbert) relatam que o tempo de permanência dos clientes em restaurantes com trilhas sonoras calmas é maior do que quando a trilha sonora é agitada.

(Fonte: artigo publicado Association for Consumer Research )

Outro estudo constatou que o resultado de vendas de uma loja de vinhos poderia ser influenciado pela trilha sonora. Quando era francesa os vinhos mais vendidos eram os franceses, se era italiana os vinhos mais vendidos eram os italianos e assim por diante!

Incrível né!

 

  • Olfato

O olfato é o sentido mais emocional que temos, sabemos que os cheiros nos remetem a lembranças e sentimentos profundos. E, nós seres humanos conseguimos conectar cerca de 10mil odores com lembranças desde a infância até a vida adulta.

Por isso grandes marcas já possuem seu cheiro próprio. Isso vale tanto para espaços corporativos quanto para o varejo. Em pontos de venda com clientes mulheres uma dica é o odor de baunilha, e para homens o odor de rose maroc é muito bem aceito. Tenha cuidado que se o público é misto, não vale misturar os dois!

Repare que só de pensar em cinema o cheiro de pipoca está junto, incrível né?

 

  • Visão

Vale reforçar a estética do espaço, além da organização e limpeza. Além disso é importante expor os produtos com uma certa lógica e clareza, destacar as promoções bem como os produtos que devem ser mais comprados.

Já foi comprovado pelos cientistas que a exposição de pessoas com alto padrão simétrico e com características atraentes prende a atenção do consumidor. Nós tendemos a associar atributos favoráveis como talento, simpatia e inteligência à pessoas de boa aparência. É importante ressaltar também que nós tendemos a imitar ações quando vemos uma pessoa fazendo algo, por exemplo se uma pessoa veste um produto, ou mesmo se há um alto índice de compra de um produto, o ser humano tende a copiar a ação.

 

  • Paladar

Quem é que não gosta de ser recebido com um mimo? Pode ser chá, suco, café, bala, etc. No ramo da alimentação o ato de oferecer para “provar” faz com que você seja muito simpático e até convença seu cliente de que seu produto é o melhor.

 

  • Tato

Já ouviu dizer que tem gente que vê com as mãos? Os materiais que compõem um espaço físico podem ser quente, frio, macio, duro, áspero, liso ... E faz diferença ser atendido em uma mesa de vidro ou de madeira, em uma cadeira de tecido ou de plástico? Sim, e muita. Uma pesquisa publicada pela Harvard Business review mostra que lojas de automóveis que atendem seus clientes em cadeiras estofadas e confortáveis têm 30% mais sucesso na negociação do que concessionárias com cadeiras “duras”.

 

 

E aí, como você vai usar os sentidos no seu espaço? Faça a lição de casa, invista em um local confortável e relaxante, e compare os números, eles vão falar por si!

 

 

 

 

 

Vamos tomar um café?