COMO CRIAR ESPAÇOS MAIS COLABORATIVOS NAS EMPRESAS

Hoje em dia se fala bastante em espaços colaborativos nas organizações, e por vezes os profissionais que ali trabalham não se identificam com isso ou não trabalham de maneira colaborativa. Isso ocorre devido a vários fatores porém para que haja colaboração de fato é preciso mexer na cultura da instituição, criar ou compartilhar visão e valores com os colaboradores e ofertar um espaço físico que estimule este comportamento.

 

 

O espaço físico induz comportamento, por isso é importante alinhar o propósito da empresa com o espaço de trabalho. As organizações e até mesmo professores em sala de aula já perceberam que para engajar os colaboradores e alunos é necessário gerar soluções inovadoras e adequadas. Existe uma relação muito forte entre colaboração e inovação, o que torna os espaços colaborativos boas estratégias para a sustentabilidade das organizações.

Os espaços colaborativos potencializam a interação entre as pessoas e melhora o clima organizacional, desta forma os colaboradores executarão suas tarefas com motivação e satisfação. Isso faz com que a empresa reduza custos operacionais e aumente seu lucro.

Um colaborador que se sente valorizado certamente entrega um trabalho de qualidade!

E para desenvolver estes espaços colaborativos é importante:

- Ter um propósito claro e comum ao grupo;

- Promover a ética da contribuição entre as pessoas, uma vez que ideias, espaço e recursos serão compartilhados entre elas;

- Crias processos que ajudem as pessoas a trabalharem em grupos;

- Ter uma estrutura que valorize e recompense o comportamento colaborativo entre as pessoas;

- Ter Líderes Facilitadores que possibilitem que essa cultura emerja e se estabeleça nas organizações, em equipes, departamentos e unidades de negócio.

 

Você tem espaços de colaboração na sua empresa? Tem alguma dica para estimular ambientes de colaboração?

Deixe um comentários e vamos, juntos, construir e compartilhar conhecimento!

 

 

 

Vamos tomar um café?