COMO A ARQUITETURA INTERFERE NA NOSSA SAÚDE

 

Passamos mais de 90% do nosso tempo dentro de ambientes internos, fechados e muitas vezes climatizados mecanicamente, mas isso não era um grande problema para a maioria das pessoas, até a chegada da pandemia causada pela COVID-19. Além de levantar inúmeras discussões sobre a interferência dos ambientes construídos na propagação e contágio de doenças, essa pandemia trouxe a importância de se falar sobre a influência dos ambientes na saúde, de forma geral.

 

 

Photo by Joyce McCown on Unsplash

 

Na realidade, a relação entre os ambientes construídos e as doenças infectocontagiosas não é algo novo, mas ocorre desde eventos epidêmicos mais antigos na história. Ao longo da história, cada evento desses, como epidemia e pandemias, contribuíram para que novas normativas fossem criadas com o objetivo de tornar as edificações menos vulneráveis à propagação de doenças.

A novidade dessa é que se observa uma evolução de paradigmas no que se refere às relações entre “espaços construídos” e “doenças”, ou seja, os ambientes passam a desempenhar papel fundamental na saúde das pessoas (levando em consideração a definição da OMS para saúde, que entende que o estado de saúde das pessoas não é ausência de doença, mas sim a relação completa entre os estados físicos, sociais e mentais de cada indivíduo).

Neste sentido, a arquitetura e o design têm assumido importante papel no estado de saúde das pessoas, promovendo o bem-estar. Através de conceitos como Design Biofílico e Neuroarquitetura, os projetos estão cada vez mais conectados às pessoas e em como elas se sentem e se comportam no ambiente. Um exemplo de como a arquitetura interfere, está relacionado ao aproveitamento de luz natural e vistas para áreas externas. Muitos estudos mostram que quando as pessoas estão expostas à luz natural e vistas para o exterior da edificação, o relógio biológico reconhece o ciclo dia-noite e há maior equilíbrio hormonal do cortisol (dia) e da melatonina (noite), contribuindo com o nosso ciclo do sono, e assim, melhorando a nossa saúde.

 

 

Incrível né! Muitas vezes não percebemos como as coisas estão tão relacionadas.

 

 

 

Vamos tomar um café?