AS LOJAS PÓS-COVID

 

 

Será esse o tão previsto fim das lojas físicas e migração total para o mundo online? Não acreditamos nisso, a interação entre pessoas e ambientes vai continuar existindo mas de formas diferentes, talvez o momento seja de repensar a relevância desses espaços físicos e não simplesmente descartá-los. Para que você tem utilizado o seu espaço de loja hoje? Que tipo de experiência você vem trazendo para os seus consumidores?

 

A discussão a respeito das formas de utilização dos ambientes físicos do varejo não é de hoje, mas certamente a pandemia acelerou esse processo de adaptações. O fato é que o ambiente é mais um ponto de contato entre a marca e o consumidor final, e ele deve trazer uma experiência marcante para que seu consumidor continue encantado com a marca. Claro que isso requer planejamento e estratégias, então podemos pensar em dois cenários para a retomada das atividades do varejo pós-covid:

 

Reabertura com zero investimento

Para quem ficou com a loja fechada todo esse tempo e precisa retomar as atividades com zero investimento. O ideal aqui é repensar a distribuição do layout da loja, definindo um circuito interno com fluxos únicos de entrada e saída, aumentando o distanciamento entre móveis e diminuindo a quantidade de produtos expostos. O que vale aqui é focar na exposição de itens essenciais ou mais relevantes para sua marca, sem deixar de vender os outros produtos, além de criar canais de venda online também.

Também será muito importante as sinalizações dentro das lojas, indicando o fluxo esperado, distâncias, os locais e pontos de contato, e a forma de atendimento. Fácil entendimento e agilidade são palavras de ordem para o momento.

E, obviamente, a utilização dos EPI´s de forma obrigatória, criação de uma rotina de higiene, protocolo de manipulação, do recebimento até a entrega, e treinamento de equipe.

 

Nova estratégia

Esse será o varejo daqui para a frente. É preciso repensar os modelos de negócio e os canais de vendas, o varejo omnichannel já é realidade.

Qual será a estratégia da sua loja depois, como ela será utilizada pelos seus consumidores? Serão espaços grandes ou menores? Será um ponto de retirada de produtos apenas? Que tipo de experiência de marca você quer que o seu cliente tenha no seu espaço físico? Esta fase inclui também o uso de tecnologias ativas e passivas não só de higiene, mas também de interação com os produtos e serviços. Provadores digitais, autocheckout, formas de pagamento online são ferramentas já disponíveis e que serão essenciais para o futuro das lojas.

Esse momento é de repensar os modelos das lojas de forma estratégica, e quanto antes você iniciar esse planejamento, melhor. Um projeto é uma forma holística de enxergar as lojas do futuro e podem contribuir para a sua diferenciação no mercado.

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