ANÁLISE COMPORTAMENTAL E O AMBIENTE

 

Photo by Brooke Cagle on Unsplash

 

A análise comportamental nos permite, além de entendermos nosso modo de reagir diante das diversas situações do nosso dia-a-dia, a lidar com os diferentes tipos de perfis e interagir com os mesmos de um modo mais eficiente.

Segundo William Marston, possuímos quatro tipos de perfis básicos de comportamento: Dominante, Influente, Estável e Cauteloso. Cada um deles significa a forma como reagimos e nos comportamos diante de outros indivíduos e como atuamos diante das circunstancias da vida.

 

Dominante

É focado em tarefas e orientado para resultados, são objetivos, diretos e assertivos.

 

Influente

É focado em pessoas e orientado à comunicação, são alegres, sorridentes e otimistas.

 

Estável

É focado em harmonização e orientado a rotinas, são amáveis, pacientes e persistentes.

 

Cauteloso

É focado em fatos concretos e orientado as regras, são precisos, lógicos e cuidadosos.

 

Somos inclinados a nos aproximar de pessoas com o perfil parecido com o nosso, portanto, aquele ditado de que “os opostos se atraem”, ao menos sob o ponto de vista comportamental, é uma das maiores mentiras já inventadas no mundo!

Entender seu perfil comportamental e como funcionam os outros é, principalmente, melhorar a sua eficiência interpessoal, ou seja, melhorar o relacionamento e a comunicação com os outros, interagindo de forma eficaz e aumentando o seu potencial de sucesso nas relações pessoais e profissionais.

Além disso, cada perfil comportamental possui um tipo de ambiente em que se sente mais à vontade. E é aí que percebemos que cada pessoa tem tendências, preferências e necessidades distintas. Ou seja, a casa ou o local de trabalho exercem papel preponderante para a efetividade de cada estilo.

Por exemplo, os Dominantes preferem ambientes que ofereçam a sensação de liberdade e autonomia. Os Influentes gostam de ambientes que envolvam atividades recreativas e em grupo. Já os Estáveis sentem-se à vontade em ambientes organizados e padronizados. Por fim, os Cautelosos valorizam ambientes de qualidade, onde seu desempenho não seja afetado por fatores externos.

Portanto, além do nível de autoconhecimento e habilidade de se relacionar com pessoas que a análise comportamental do indivíduo proporciona, saber criar um ambiente que traduza a atmosfera perfeita para o seu perfil comportamental pode impactar diretamente no seu desempenho diário, seja no trabalho ou na sua vida particular.

 

Veja o vídeo completo com todas dicas! 

 

 

Texto e vídeo by Orlando Colaço.

Vamos tomar um café?