A NEUROARQUITETURA E A EDUCAÇÃO

 

Neurociência aplicada à arquitetura, ou popularmente conhecida como “neuroarquitetura” é um movimento que se iniciou nos Estados Unidos e reúne cientistas e arquitetos para estudar a relação entre as duas ciências no desenvolvimento de projetos que podem transformar espaços "secos" em "humanos".

 

Mas primeiro, porque pensar em aplicar neurociência nos ambientes, principalmente nos ambientes escolares? “Hoje estamos começando a saber que ninguém pode aprender qualquer coisa se não estiver motivado. É necessário despertar a curiosidade, que é o mecanismo cerebral capaz de detectar a diferença na monotonia diária. Presta-se atenção àquilo que se destaca. (...) Por isso é preciso acender uma emoção no aluno, que é a base mais importante sobre a qual se apoiam os processos de aprendizagem e memória. As emoções servem para armazenar e recordar de uma forma mais eficaz.” Francisco Mora, especialista em Neuroeducação.

 

E qual é uma maneira de se despertar emoção? Através dos ambientes, e consequentemente, da arquitetura e do design.

 

Hoje sabe-se que toda percepção gera uma reação emocional, seja ela sutil ou abrupta, referente à estímulos dos mais variados. E porque esses estímulos também não se encontrariam no ambiente, nas salas de aula, espaços de recreação, biblioteca, entre outros locais onde as crianças passam anos se desenvolvendo e aprendendo?

 

“É desse modo que os arquitetos dos projetos e construção dos colégios, ou de qualquer outro edifício onde se ensina, começam a pesar considerações importantes, como que os edifícios que constroem não somente deveriam ter razão e cálculo no seu desenho e construção, mas também, emoção e sentimento em um grau sublime e desde cedo, ter impacto sobre o funcionamento específico de um cérebro que aprender e memoriza.” Francisco Mora, especialista em Neuroeducação.

 

Ou seja, passa-se a pensar além do projeto concreto colocando os alunos como atores centrais do projeto. Desta forma, com conhecimento sobre o desenvolvimento das crianças aliado às premissas de projeto, o resultado são espaços de aprendizado inovadores, onde o ambiente + metodologia impulsionam o aprendizado dos alunos.

Vamos tomar um café?