A CIDADE E SEUS VAZIOS

Esse ano iniciamos um projeto de intevenções urbanas chamado “A cidade e seus Vazios”, o objetivo do projeto é abrir a discussão para as diversas faces e diferentes pontos de vista que podem surgir para as percepções sobre o vazio. Acreditamos que existem diferentes maneiras de compreender e de se relacionar com estes espaços. Desta maneira o estudo traz novas perspectivas do que representam os vazios e os diversos olhares sobre sua temática, além de conectar as pessoas com a cidade e seus vazios.

A interface usada como meio de conexão entre o vazio e a cidade e as pessoas é a intervenção urbana.

O que é Vazio Urbano?

Vazios urbanos são espaços não construídos, abandonados, de cunho social, demográfico, temporário e de representação caracterizados como remanescentes urbanos, áreas ociosas da cidade. Estes “espaços vazios” existem devido ausência de ocupação funcional, de interesses sociais e da modificação de usos urbanos.

Adotamos algumas tipologias para pesquisa:

Vazio Social são aqueles espaços que se isolam e não se comunicam com o seu entorno, fazendo com que haja uma segregação social.

Vazio de Uso são aqueles espaços não construídos ou construídos que não possuem um utilização da sua área e impossibilitam as pessoas de ocupá-los e usá-los.

Vazio Temporário são espaços abertos que possuem um uso em um determinado horário e/ou dia.

Vazio de representação são espaços subutilizados da cidade, que dão a ideia de apresentar um espaço cheio, mas na verdade estão vazios.

A partir dessa tipologia que definimos, realizamos 04 intervenções urbanas na cidade de Curitiba, para saber mais sobre elas, acesse o site.

 

Esse projeto é parte da mostra Expo 2017, Arquitetura como Interface.

 

Ficha Técnica

Coordenação Danielli Wal, Mayara Wal, Milene Gil (Ponto41) e Isabella I. Pagnoncelli
Parceria Villa Coworking
Equipe Alessandra Teixeira Veiga, Amanda Nazzari Bigolin, Ana Carolina Pianovski, Isabela Mendes Jayme, Isabel Schmidt Sonntag, José Felipe Salvalaggio Loureiro e Natália Gandin
Fotografia Pedro Klein (Fotos XVnique)
Colaboradores Toki Cristobal Watkins, Adão Lima e Gabriel

Vamos tomar um café?