8 DICAS DE COMO CRIAR AMBIENTES PRODUTIVOS

 

A influência do design de interior na produtividade no ambiente de trabalho

Satisfação dos funcionários

Há quem ainda se engana pensando que investir em decoração é frescura. Mas, na verdade estar em um ambiente bonito e bem estruturado tem uma grande influência no nosso bem-estar e humor.

Você já se preocupou em chegar em casa e ter um lugar tranquilo para relaxar? Provavelmente sim!

Sabia que a escolha de decoração, paleta de cores e até mesmo iluminação influenciam nesta sensação? E não é só no quesito tranquilidade dentro de casa que o design de interior faz a sua magia! Ele também pode interferir na produtividade em empresas.

Quando se tem um negócio, é preciso pensar em muitas coisas, empréstimos, pagamentos, RH, terceirização, etc. Com tantos problemas é fácil deixar alguns pontos de lado, mas uma coisa é certa! É importante cuidar dos clientes e dos funcionários, pois são eles que potencializam e aprimoram as empresas.

De acordo com a Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Society of Interior Designers) a satisfação dos trabalhadores está relacionada com 3 principais fatores:

  • 1- Salário;
  • 2- Benefícios;
  • 3- Ambiente;

É essencial investir em decoração empresarial para os empregados! Por estarem constantemente no mesmo lugar, é preciso que seja inspirador e propício para o trabalho, pois funcionários motivados geram melhores resultados!

Por sua vez, grande parte dos clientes são conquistados pela infraestrutura e ambientalização do estabelecimento, o que muitas vezes acaba sendo um fator decisivo para que eles voltem e se fidelizem. Logo, um ambiente bonito pode acarretar em mais lucros.

 

Como criar um ambiente produtivo

Para criar um ambiente de trabalho ideal para o seu negócio, é preciso pensar primeiramente nos seguintes fatores:

1-   Perfil da empresa e dos funcionários

Antes de planejar qualquer coisa, entenda a sua empresa e quem trabalha nela. A marca é mais séria ou mais descontraída? Do que os funcionários gostam? Tudo isso irá influenciar para um bom resultado final;

 

2-   Espaços criativos e acolhedores:

Separe espaços criativos onde os empregados se sintam livres para expor as suas ideias e conversarem. Assim, eles podem criar uma autoconfiança e alavancar o seu negócio. Além disso, um ambiente relaxado que alivie a tensão de quem está lá interfere na produtividade.

As vegetações, por exemplo, estão ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, pois elas tendem a saciar estes dois pontos importantes, melhoram a qualidade do ar e são itens decorativos;

3-   Circulação

Lugares apertados sem um espaço adequado para circulação dão uma sensação claustrofóbica e de mal-estar. Ao oferecer um espaço amplo, além de dar leveza ao ambiente, facilita a interação entre funcionários e consequentemente a qualidade dos seus trabalhos;

 

4-   Cores

A cor é outro aspecto que se deve prestar muita atenção ao planejar um espaço. Existem determinadas escolhas que estão diretamente ligadas aos nossos sentimentos.

Você já deve ter reparado que alguns restaurantes usam vermelho em paredes, embalagens, etc. Isso acontece porque esta cor costuma despertar fome nas pessoas, o que é vantajoso para o estabelecimento.

Da mesma maneira, os hospitais tendem a escolher paletas claras que acalmam os pacientes e os deixam mais tranquilos;

 

5-   Iluminação

Já tentou ler um livro no escuro? Deu certo? Seguindo a mesma lógica, o local onde se trabalha precisa oferecer conforto, e a iluminação tem tudo a ver com isso!

Luzes naturais e luzes brancas dizem para o nosso organismo que é o momento de produzir e estar ativo. Enquanto isso, luzes mais amareladas e amenas nos relaxam e desaceleram.

Claro que a iluminação também irá depender do lugar e da personalidade de onde se trabalha, por exemplo, bares noturnos costumam não abusar de muita luz para que se torne um ambiente aconchegante e convidativo.

Outra dica é investir em pontos de luz estratégicos que irão aumentar a produtividade e o bem-estar dos empregados.

 

6-   Móveis

A seleção do mobiliário irá determinar o conforto dos clientes e funcionários. Além de ser essencial para a saúde com itens ergonômicos, eles irão determinar uma boa circulação – ambientes pequenos precisam de móveis pequenos e funcionais, já espaços amplos precisam de uma boa distribuição -;

 

7-   Organização

Este é um ponto importante para uma empresa e também para quem trabalha nela. Manter o ambiente organizado ajuda sim na produtividade. Encontrar facilmente documentos e não ter empecilhos no caminho agilizam o trabalho, motiva os funcionários e atrai clientes;

 

8-   Conforto térmico

Um dia frio e um bom lugar pra ler o livro pode ser poético, mas nem sempre é confortável, do mesmo modo que um dia de muito calor também é ruim.

 

Para garantir uma melhor produtividade, os empregados precisam estar confortáveis e um dos meios de conseguir isso é investir em sistemas térmicos que deixarão todos satisfeitos!

(Imagem retirada do site Contemporist)

Cada tipo de escritório, corporação ou instituição precisarão de estilos específicos que se adequem ao que a empresa tem a oferecer, por exemplo, uma sala de terapia pede certas características diferentes de um escritório de Marketing Digital.

Mesmo com dicas pode ser complicado fazer tudo isso sozinho e não necessariamente irá garantir o melhor resultado. Por isso, existem lugares especializados em design corporativo que cuidam disso para você! 

Ficou interessado? Então conheça o trabalho da Ponto 41 e garanta sucesso no seu negócio.

Vamos tomar um café?