7 DICAS PARA MELHORAR O CONFORTO TÉRMICO DO SEU AMBIENTE DE TRABALHO

O VERÃO CHEGOU!

Com a chegada do verão a preocupação com o conforto térmico nas construções aumenta consideravelmente. Essa preocupação é comum tanto em espaços residenciais quanto corporativos, já que é fundamental garantir o conforto térmico também nos locais de trabalho, afinal profissionais passam 1/3 de seus dias imersos nesses ambientes.

O Conforto Térmico tem papel direto com a produtividade e qualidade de vida dos ambientes. Outra questão está no fato de as pessoas estarem mais conscientes com as questões de sustentabilidade e consumo de energia, principalmente dos aparelhos de ar-condicionado.

Mas então o que fazer? Como preparar seus espaços para o clima quente, tão comum no Brasil?

1 – Promova a renovação do ar e não simplesmente a circulação. A ventilação é sempre importante para reduzir a temperatura dos ambientes, ou, pelo menos, a sensação de calor dos ocupantes. Explore a ventilação cruzada. Posicionar aberturas em paredes opostas dentro do ambiente. Se, além disso, o arquiteto ainda orientar corretamente as aberturas, considerando os ventos predominantes da região, a construção se comportará de maneira muito melhor no calor.

IMAGEM RETIRADA DA INTERNET

2 – A iluminação artificial tende a deixar o ambiente mais quente. Prefira sempre a iluminação natural aliada com a ventilação.

3 – Valorize a umidade relativa do ar.  Um ambiente com alta umidade não favorece o conforto térmico.  O ideal é o uso de desumidificadores para controlar alta umidade relativa.

4 –  Implantar um espaço verde onde os colaboradores da empresa possam passar alguns minutos do seu dia, ajuda tanto no conforto térmico quanto no bem estar.

 IMAGEM RETIRADA DA INTERNET

5 – Cores ajudam e muito. As cores possuem a capacidade de despertar sentimentos e, por isso, exercem grande influência no comportamento humano. Cada cor tem uma característica vibratória: umas calmantes, outras excitantes e outras até refrescantes. A escolha de cores claras – a exemplo do azul, cinza e branco, podem modificar a percepção da temperatura no ambiente. No entanto, vale ressaltar que o uso das cores deve estar sempre associado à disposição dos móveis, escolha dos tecidos, entradas de ar e iluminação do ambiente.

IMAGEM RETIRADA DA INTERNET

6 – A roupa também conta. Muitas empresas, sobretudo aquelas que trabalham com processos mais pesados, acabam adotando uniformes, e muito deles são de tecido pesados como o brim. Porque não adequar os uniformes para cada estação? Se nós temos roupas adequadas às diferentes estações, então por que não podemos ter uniformes de verão?. Claro que quando o assunto for  EPIs o ideal seria a utilização de vestimentas próprias. Mesmo que na sua empresa o processo ou as políticas não permitam bermudas, tente, pelo menos, oferecer uma camiseta mais leve, de algodão e cor clara.

7 – Não deixe o sol entrar de forma desordenada. O ideal é bloquear a entrada da luz solar, principalmente nas janelas, com persianas, com cortinas e até mesmo colocando película nos vidros. Eles ajudam a isolar o calor e a manter o ambiente mais fresco durante todo o dia.

 IMAGEM RETIRADA DA INTERNET

 

Vamos aproveitar essa estacão tão bonita e gostosa da melhor maneira possível em nossos locais de trabalho.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog. 

Até logo!

Vamos tomar um café?