09 DICAS PARA CONHECER OURO PRETO E CONHECER A HISTÓRIA DE TIRADENTES

 Dia de Tiradentes – 21 de abril – é feriado nacional.  Esta data homenageia Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), ou “Tiradentes”.

Mas quem foi Tiradentes?

José da Silva Xavier foi dentista – e por isso  “tiradentes” – comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro. Atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele  ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional.

Tem até uma praça em homenagem a ele!

O local onde hoje se encontra a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, era conhecido no século XVIII como Morro de Santa Quitéria e durante quase todo o século XIX, chamou-se Praça da Independência.

Ficou Curioso para conhecer a Praça Tiradentes e cidade de Ouro Preto?            

Confira 09 locais interessantes para entender um pouquinho dessa história:

Ouro Preto por Marialba Rg. Imaguire.

  • 01- Praça Tiradentes: A Praça Tiradentes é o ponto central da cidade de Ouro Preto. Há quem suponha que Ouro Preto nasceu ali, mas não é assim. A cidade começa lá embaixo,junto do rio, na localidade chamada Antonio Dias. Foi transferida para esse local por determinação governamental, por ser mais alto e salubre;
  • 02- Monumento a Tiradentes: localizado no centro da praça Tiradentes,  onde a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier ficou exposta para a população de Vila Rica. Mede 19 metros de altura e foi construído em granito extraído do Morro da Viúva, no Rio de Janeiro. A Estátua do Tiradentes mede 2,85 metros e foi fundida na Itália.
  • 03- Museu de Ciência e Técnica: O Museu era o Palácio do Governo durante os períodos colonial, imperial e da república.
  • 04- Museu da Inconfidência: Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, o Museu da Inconfidência foi criado em 1938 com peças recolhidas na região, e hoje é um dos mais importantes museus históricos do Brasil, com obras de grandes artistas como Ataíde e Aleijadinho.
  • 05- Conjunto Alpoim: Conjunto de sobrados com comércio no térreo e habitação no segundo pavimento do sobrado mostra como a praça polarizava o poder econômico da cidade;
  • 06- Chafariz da Praça Tiradentes: Localizado junto à parede da escadaria do Museu da Inconfidência, foi inaugurado no aniversário de D. Pedro II. Em sua inscrição, encontra-se a mensagem: “Inaugurado em 2 de dezembro de 1846, 21º Aniversário de S. M. o Sr. Dom Pedro II, por ordem do Presidente da Província Quintiliano José da Silva”.
  • 07- Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia: É conhecida como igreja das Mercês de Cima e foi construída a partir de 1733 para substituir uma outra igreja que se encontrava no local. A fachada foi alterada após a conclusão da obra para dar lugar a torre central, projeto de autoria do mestre Manuel Francisco de Araújo.
  • 08- Igreja do Carmo: é onde o Barroco Mineiro se afirma! Obra do Manuel e do Antonio Francisco Lisboa, fica de costas para a praça Tiradentes – e de frente, com toda probabilidade, para a comunidade que a construiu. Ela olha para os morros e não para a Praça do Poder…
  • 09- Igreja de São Francisco de Assis: É a obra máxima do Barroco Mineiro – praticamente é somado ao da Praça Tiradentes e o conjunto espacial é maravilhoso!

E ai, curtiu ? Se animou para viajar? A gente adora !

Fique ligado no nosso blog que em breve teremos novidades!

Um ótimo feriado a todos!

Vamos tomar um café?